Receita do dia


 VIDA:

Ingredientes:
  • Um frasco contendo um pouco de água
  • Um frasco com uma mistura dos gases metano, amoníaco e ácido sulfídrico.

Como fazer:
Una os frascos com um tubo de borracha e introduza uma pitada de eletricidade. Após alguns dias, a água na cor verde e amarela irá se tornar um caldo forte onde você encontrará aminoácidos, ácidos gordurosos, açúcares e vários outros compostos orgânicos. Você acaba de criar as condições ideais para que essa sopa se torne um ser vivo.

   O “chefe” que conduziu essa “receita” pela primeira vez foi Stanley Miller, um estudante um tanto quanto criativo da universidade de Chicago em 1953. Ele quis representar através dessa simples simulação as condições no início da terra, quando a vida estava sendo criada no laboratório que conhecemos como natureza.
   A água aqui citada representava o oceano primordial terrestre e o outro frasco contendo a mistura de gases representou a atmosfera da época. Se você já estudou química orgânica, biologia ou até mesmo leu em algum lugar, sabe que os aminoácidos são a base da vida complexa, a nossa, por exemplo. São eles que formarão com uma série de reações e transformações microscópicas as proteínas que são a matéria prima biológica do nosso planeta. Essas proteínas por sua vez se encarregarão de criar através de elaborados processos cada célula que constitui o nosso corpo.
   Na época, o supervisor de Stanley Miller, Harold Clayton Urey, cientista que gostava de trabalhar com isótopos de hidrogênio entre outros elementos e que recebeu o Nobel de Química de 1934 pela obtenção do deutério e pelo isolamento da “água pesada”, encantado com o trabalho disse: “Se Deus não fez desta maneira, perdeu uma boa chance”.
   Ironicamente, o princípio da vida havia sido criado em laboratório, embora seja um fato de enorme importância, poucas pessoas sabem do ocorrido, não entendemos o motivo disso. Pelas escolas que passamos nada relacionado ao assunto foi abordado em nenhuma das séries do currículo escolar. Estranho, porque isso abriria um novo jeito de ver as coisas para a maioria dos alunos.
   Recentemente saiu uma matéria na revista Super Interessante dizendo que carne poderia ser criada em laboratório através de células que regeneram partes danificadas dos músculos (leiam a matéria aqui). Isso nos mostra que tudo é uma questão de estudos um tanto quanto simples, de métodos químicos, físicos e biológicos. Hoje podemos ver o que a natureza tem feito desde o surgimento do universo sendo representado em laboratório com grande louvor, grande parte das perguntas que assombraram a terra por séculos vêem sendo respondidas na teoria e na prática por cientistas de todo o mundo. Não está na hora de mudar o termo "deus" para "natureza"? E o termo "divino" para "natural"?

                                                Equipe Partícula Elementar.



Categorias:

0 Responses to “Receita do dia”

Postar um comentário

Deixe seu comentário

© 2013 Partícula Elementar. Todos os direitos reservados.
Editado por Fernando Paladini ∴ Design original por SpicyTricks