Uma breve passada pela Inquisição...



      A Inquisição foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média pela Igreja Católica Apostólica Romana, com o objetivo de reprimir e castigar tudo o que fosse considerado heresia.  Conta-se que a Inquisição foi criada inicialmente com o objetivo de combater os cátaros, uma seita cristã com forte influência no Sul da França e Norte da Itália.
   As punições da Inquisição iam da privação de “benefícios espirituais” e prisões, ao confisco de bens e morte na fogueira. 
   A tortura passou a ser permitida nos tribunais em 1254 pelo papa Inocêncio IV (que de inocente não tinha nada), cerca de 20 depois de criada a Inquisição. Centenas ou até milhares de pessoas foram cruelmente torturadas com o objetivo de arrancar confissões.  Entre os instrumentos de tortura usados estão: o corta-joelhos, o triturador de cabeças, o arranca-seios e a donzela de ferro (que inspirou o nome da banda Iron Maiden).

   Entre os instrumentos mais curiosos, destaca-se a pêra oral, vaginal, ou retal. Era em formato de pêra (obviamente), alguns possuíam ganchos que permitiam uma penetração mais profunda. Era introduzido na boca no caso dos pregadores protestantes e hereges. Na vagina em casos de mulheres consideradas “bruxas” e adúlteras. E no reto em caso de homossexuais. Depois de introduzido o instrumento, era aberto por meio de um parafuso contido na parte superior, provocando assim lesões internas irreversíveis.

   Nem os mortos eram perdoados pela Inquisição. Quando era descoberto um morto que havia sido herege ou contra as idéias difundidas pela Igreja, seu cadáver era desenterrado e queimado.

   Se uma das principais pregações da doutrina cristã é amar o próximo o perdoá-lo, por que tais atrocidades eram feitas? E por que precisavam ser feitas? Não se tentou em momento algum o uso do diálogo. Reações violentas à idéias controversas só podem provar uma única coisa: há dívidas.

   Hoje não seria permitida tal violência, por conta de direitos humanos que tiveram de ser passados no papel em um tribunal qualquer para que saibamos que existe, mas ainda há uma dificuldade por parte de religiosos, no geral, em aceitar idéias opostas à sua fé, tanto quando diz respeito à outras crenças, quanto à crença nenhuma. Por quê?   
                        
                                                Equipe Partícula Elementar.

Categorias:

0 Responses to “Uma breve passada pela Inquisição...”

Postar um comentário

Deixe seu comentário

© 2013 Partícula Elementar. Todos os direitos reservados.
Editado por Fernando Paladini ∴ Design original por SpicyTricks