Loki


   Uma das figuras mais misteriosas em todas as mitologias, este foi Loki, que para alguns foi o deus da trapaça, outros o líder do submundo que colocava sua filha Hel (que ele teve em um dos seus muitos casos estranhos, com uma giganta chamada Angrboda) no comando enquanto ele ia tratar de “assuntos de maior importância”, o deus do fogo, até como o próprio Odin disfarçado, alguns arriscam dizer.

   O fato é que Loki é uma figura até mais divulgada que o próprio líder do panteão nórdico, só perde para Thor graças ao herói "criado" pela Marvel Comics (que por sinal tem Loki como principal inimigo e irmão), mas nem sempre foi assim. Na época dos Vikings, pessoas costumavam sempre rezar aos deuses para que o deus da trapaça não viesse a interferir em suas vidas e aqueles mais fanáticos não confiavam em ninguém, pois segundos eles, qualquer um poderia ser o deus, então mesmo Loki não tendo uma boa fama, provavelmente era o mais famoso.
   Loki, sem sombra de dúvida, é tratado como uma figura caótica, astuta e que nunca fica por baixo, sempre conseguindo vencer em seus propósitos, ou quando não consegue, armando vinganças muito bem arquitetadas  contra seus adversários.
   Não se sabe se ele é irmão, filho ou até mesmo pai de Odin, há quem diga que ele nem é um Aesir (Aesires eram os deuses que viviam em Asgard, um dos nove mundos da Mitologia Nórdica), mas sim um Jotun (gigantes que viviam em Jotunheim e viviam em guerra com os nove mundos, a explicação de terremotos, erupções e eventos naturais devastadores era dada como a chegada dessas criaturas em determinado local). Loki é tão conhecido, que até mesmo já virou filme e desenho animado. Pra quem não sabe, a máscara do Máscara (aquele cara do desenho que tinha um terno amarelo e o rosto verde e adorava o Coco Bongo) é um artefato conhecido como a máscara de Loki, que transmitiria seus poderes a qualquer criatura que usasse, por isso a insanidade e poder do Máscara.
   Como em muitas mitologias e religiões o mal era sempre ligado ao caos, destruição e muitas vezes ao fogo, esse papel foi dado a Loki pelos nórdicos. O fato do fogo ser ligado a tudo que é ruim, pelo menos nas terras geladas da Noruega e Islândia, é que os vulcões por lá sempre causaram e causam problemas gigantescos, sendo que esses lugares até hoje são conhecidos como " Terras do Gelo e do Fogo" e acreditava-se que as crateras eram as muitas moradas de Loki em Midgard (o mundo em que vivemos entre os nove mundos).
  Como acontece em todas mitologias pelo mundo, a história desse deus é contada de várias maneiras e pontos de vista diferentes, mas o importante é que Loki, assim como muitos outros deuses, causa o fascínio até hoje pelo inexistente e o sobrenatural.


Categorias:

2 Responses to “Loki”

Thiago Schulz disse...
11 de outubro de 2012 às 01:19

Ei, vocês deviam comprar um domínio pro blog isso daria mais credibilidade e atraíria mais público pois embora vocês tenham bons posts o povo é preconceituoso com essa coisa de .blogspot.com ou .wordpress.com, mas pra mim o blog tá ótimo.


Guilherme Passos disse...
11 de outubro de 2012 às 01:23

Olá Thiago, muito obrigado pelo comentário!
Já estamos pensando em adquirir um domínio .com, porém estamos tentando somar mais postagens e um acervo maior ao blog, mas em breve a mudança será feita.
Abraço!


Postar um comentário

Deixe seu comentário

© 2013 Partícula Elementar. Todos os direitos reservados.
Editado por Fernando Paladini ∴ Design original por SpicyTricks